quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mistérios de Piracicaba -3-



Assombrações do Bairro Alto -2-



Free Counters








Free Counters



Debalde o velho Moreira tentou conciliar o sono naquela noite de folia.






Recordara-se que, como testemunha jurada, ocultara grande parte do que sabia, para não agravar a situação do réu.



Passou lhe na mente que as almas não podiam pedir vingança contra Joaquim Ferraz, que já tinha sido despachado para o outro mundo por um tirinho carteiro que lhe descarregarei o Manduca Pereira, quando aquele pretendeu passar-lhe uma sova com um rabo de tatú.



Convenceu-se que as almas das duas mulheres estavam revoltadas contra José Ribeiro, marido de Manoela Maria, contra ele, Moreira e os jurados; contra o sem-vergonha José Ribeiro, porque a despeito de ter com convicção denunciado Joaquim Ferraz como sendo o autor do assassinato de sua mulher, veio, mais tarde, depois de ter comido bola, declarar publicamente que o cadáver encontrado,a cuja exumação assistiu, era de cor preta e tinha cabelos grenhos, ao passo que a sua mulher era branca e de cabelos lisos e compridos.

Contra ele e os salafrários dos jurados porque não souberam cumprir o juramento prestado com a mão sobre os Santos Evangelhos.



Cobriu então a cabeça, receoso de que os espectros descritos pelo cabra pernóstico surgissem no seu quarto.

Assim abalado, os fartos goles de quentão, que havia tomado durante a folia, entraram em ação.



Começou a transpirar com abundância e, depois, foi atacado por uma espécie de crise imaginaria que se prendia ao crime praticado por Joaquim Ferraz e o seu pagem.



Desenrolou-se na sua imaginação todo o cenário de sofrimentos da infeliz Manoela Maria: os rodeios e tretas de Ferraz para transviá-la, a vida escandalosa que ambos levaram na tapera velha, durante meses; os ciúmes e ameaças aterradoras do amante; o passeio no carreador do mato até chegar no cerne de cabriúva estendido ao lado do caminho, onde se assentaram até que viesse o negro Paulo, munido de um bom cabo de foice, a súplica que de joelhos, chorando com os braços cruzados na cabeça a amásia fazia para que não a desfigurassem cortando os seus longos cabelos; a ordem áspera dada ao pagem para que desse o golpe mortal; a ferocidade com que cortou os seios da vítima já prostrada no chão e os dois talhos longitudinais feitos no couro da cabeça com o fim de grudar e fixar, com o sangue que vertia e coagulava, a cabeleira grenha; a exumação do cadáver e a sessão do júri, duas únicas cousas que realmente testemunhara.



Estranhou que nesta exumação o cadáver tivesse as feições da mártir Santa Filomena, que vira no quadro pendurado numa das paredes da sacristia da matriz.



Notou também que o júri não se compunha do mesmo pessoal que ouvira com tanta atenção o seu depoimento;—o juiz tinha a figura de José Ribeiro, marido de Manoela Maria; o promotor a de Manoel da Cunha, senhor do sitio onde fora encontrado o cadáver: e os jurados homenzinhos com o tipo de foliões. Distinguiu a figura sua pessoa que se dirigia para prestar o juramento, quando o pulso forte de Manoel da Cunha o deteve, segurando-o pelo braço com um fortíssimo aperto.



Despertou muito assustado e levantou-se com a imaginação muito exaltada.



Desde então, durante meses, só se sentia bem com o dia claro e parte da noite enquanto havia lume, quando naturalmente, os fantasmas não se atreveriam a aparecer. Mas esse relativo estado de sossego era pago caramente quando tinha que se movimentar à noite, mesmo nas de luar.



Quantas sombras e figuras misteriosas se interpunham no seu caminho. Como se lhe arregalavam os olhos avistando ao longe uma vaca pintada, deitada no meio da rua! Quantas vezes deixou de olhar para traz, com o coração batendo fortemente, receoso de que visse espectros seguindo do perto os seus passos!



Quantas vezes os seus cabelos só eriçaram e as suas pernas bambalearam com a aproximação de um redemoinho de vento, por passar-lhe pela idéia o encontro que tivera o cabra.



Durante este estado de excitação fantástica, tomou-se Moreira, de fato, de uma esquisita mistura de grande credulidade e imaginárias visões.


Por pouco, devido ao contido, não ficou o Bairro Alto envolvido numa atmosfera de sonhos e fantasias.




Estranho como pareça ser, da própria credulidade dos moradores, adveio entrar o Bairro Alto nos moldes ambicionados por Joaquim Quaresma.



O padre José Gomes, finório e no expediente pratico, fez anunciar que havia recebido de Roma relicários que, quando trazidos no pescoço podia, qualquer um, rezando o magnificat, sem receio enfrentar o sobrenatural e afugentá-lo.



E assim, com a distribuição larga destes relicários, deixou o Bairro Alto do ser um lugar mal assombrado.





HUGO CAPETO

Nenhum comentário: